Dia Mundial da Conscientização do Autismo

No dia 02 de abril celebra o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, quando cartões-postais do mundo inteiro se iluminam de azul, chamando atenção da mídia e da sociedade para o Transtorno de Espectro Autista (TEA).

Criado em dezembro de 2007, pela ONU, tem como objetivo difundir informação para sociedade e governantes, afim de reduzir a discriminação e o preconceito que cerca a vida de pessoas portadoras do espectro. No Brasil, essa data virou lei oficialmente em 2018.

A falta de visibilidade e informação fez com que pessoas portadoras fossem marginalizadas em uma sociedade sem estruturas para acolhe-las, desde a infância até a vida adulta, mas, graças ao aumento de políticas públicas de inclusão, principalmente na educação, o cenário está mudando. No Brasil pode se dizer que as empresas têm assumido seu papel social e de inclusão, iniciando o processo de conscientização e tendo como tendência a neurodiversidade.

 Acredita-se que hoje os transtornos de espectro autista atingem mais de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, tendo como três características fundamentais de comportamentos, que podem se manifestar em conjunto ou isoladamente: dificuldade de comunicação, socialização e padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

Fonte: Autismo e realidade (2019); ONU (2019)

Jenifer Maschietto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *